sábado, 30 de setembro de 2023

Aula 39 - Inspeção e medidas de Luminosidade no ambiente de trabalho.

 Existem parâmetros estabelecidos na NR-17 no que diz respeito a luminosidade no ambiente de trabalho. Por isso, hoje vamos explicar melhor quais são eles e de que forma o não cumprimento pode afetar a saúde e o bem-estar dos colaboradores.
Figura 01 - Medição de luminosidade
no ambiente de trabalho
A luminosidade no ambiente de trabalho parece ser um fator primário, mas ainda sim são estabelecidos parâmetros na NR-17 que determinam a quantidade mínima de iluminação para diversas atividades.
Muitos podem não saber que a iluminação é um fator muito importante, pois ela também é responsável pela garantia da qualidade dos serviços/produtos, pela produtividade da equipe, mas principalmente para evitar acidentes de trabalho.
Assim como a acústica do ambiente, uma iluminação inadequada pode até prejudicar a saúde física e psicológica do colaborador.
O que a NR-17 fala sobre a luminosidade no ambiente de trabalho, aqui estão os itens mais importantes da NR-17 com relação a iluminação:
  • Item 17.5.3 – Em todos os locais de trabalho deve haver iluminação adequada, natural ou artificial, geral ou suplementar, apropriada à natureza da atividade.
  • Item 17.5.3.1 – A iluminação geral deve ser uniformemente distribuída e difusa.
  • Item 17.5.3.2 -A iluminação geral ou suplementar deve ser projetada e instalada de forma a evitar ofuscamento, reflexos incômodos, sombras e contrastes excessivos.
  • Item 17.5.3.3 – Os níveis mínimos de iluminamento a serem observados nos locais de trabalho são os valores de iluminâncias estabelecidos na NBR 5413, norma brasileira registrada no INMETRO.
  • Item 17.5.3.4 – A medição dos níveis de iluminamento previstos no subitem 17.5.3.3 deve ser feita no campo de trabalho onde se realiza a tarefa visual, utilizando-se de luxímetro com fotocélula corrigida para a sensibilidade do olho humano e em função do ângulo de incidência.
  • Item 17.5.3.5 – Quando não puder ser definido o campo de trabalho previsto no subitem 17.5.3.4, este será um plano horizontal a 0,75m (setenta e cinco centímetros) do piso.
Uma boa iluminação no trabalho poderá reduzir riscos de acidentes.
Figura 02 - Níveis de luminosidade
no ambiente de trabalho
O campo de visão fica claro e você percebe muito mais rápido quando algo está errado ou em situação de perigo não representando apenas uma questão estética, mas um ambiente seguro.
Para medir a luminosidade é utilizado um aparelho chamado luxímetro, ele pode ser um instrumento digital portátil utilizado para facilitar as auditorias e fiscalizações.
Figura 03 - Luxímetro Digital
Minipa – Modelo MLM 1011
A medição é realizada através de um sensor que é capaz de analisar a intensidade da luz.
Segundo a ABE “A NBR ISO 8995-1 é direcionada para ambientes de trabalho internos, e todas as novas obras e reformas devem estar adequadas à determinação.
A nova norma substitui a ABNT NBR 5413 - Iluminância de interiores, com última revisão em 1992, e a ABNT NBR 5382 - Iluminação de ambientes de trabalho, que havia sido inicialmente publicada em 1977 e que se encontrava sem atualização há 28 anos.
O laudo indica os requisitos de iluminação para locais de trabalho internos e os requisitos para que as pessoas desempenhem tarefas visuais de maneira eficiente, com conforto e segurança durante todo o período de trabalho.

A norma de requisitos de luminosidade pode ser baixada em: NBR 5413 – Norma sobre iluminação em locais de trabalho.

O arquivo para análise e laudo de Iluminação Ambientes de Trabalho elaborado por Sinésio Gomes pode ser baixado em: 23_09_10 Manutenção - Análise de Luminosidade por Luxímetro.

© Direitos de autor. 2023: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 01/09/2023.

Nenhum comentário:

Postar um comentário