A abertura e fechamento de chaves de proteção e manobra deve seguir alguns procedimentos constantes no MPT – Manual de Procedimentos de Trabalho que serão abordados a seguir.
Todas as atividades devem ser precedidas de APR – Análise Preliminar de Riscos, utilização de equipamentos de proteção individuais (EPI’s) e coletivos (EPC’s) pertinentes à tarefa.
Note que existe plaquetas identificadoras onde consta o número da Chave e Circuito Primário a que pertence. Deve-se conferir os dados e repassar para o setor competente para conferencia e aprovação da abertura ou fechamento do dispositivo.
Deve-se utilizar o detector de tensão pra confirmar a ausência de tensão na rede a ser aberta.
Para abrir uma chave do conjunto, deveremos utilizar vara de manobra para abertura a distância e observar que nunca se abre a chave central primeiro, pois se ocorrer algum problema com a chave na sua abertura ou se abrir arco voltaico estaremos em situação de iminente acidente de trabalho de proporções incalculáveis, pois estaremos trabalhando entre duas fases energizadas.
Toda operação de abertura de chaves deve ser executada com o dispositivo para abertura de chaves sob carga LB – Load Buster.
A primeira chave a ser aberta é uma das laterais, dependendo da direção do vento e da posição do operador em relação ao conjunto de chaves.
A segunda chave a ser aberta será a do meio devido à direção do vento anteriormente verificada; após, abre-se a última chave.
Seguir os procedimentos de trabalho para sinalização e aterramento temporário para o trabalho.
Para o fechamento das chaves devemos retirar os aterramentos temporários, sinalizações e certificar-se de que todos os trabalhadores estão distantes da rede elétrica, bem como solicitar ao setor responsável a autorização para reenergização do circuito, pois poderá haver outras equipes trabalhando em outros pontos do circuito que não sabemos.
Após autorizados, iremos proceder ao fechamento das chaves. Novamente deve-se observar a direção do vento e executar o fechamento das chaves.
A primeira chave a ser fechada deverá ser a lateral mais difícil, levando-se em conta a direção do vento e a posição do sol em relação aos olhos do operador, devido ao ofuscamento das vistas.
A chave central nunca deverá ser a última a ser fechada pelos mesmos motivos da abertura.
As chaves deverão ser fechadas com firmeza e precisão, pois se ela bater e não fechar o operador deverá ficar segurando a chave em posição fechada até que o circuito seja desenergizado em um ponto anterior, e isso pode levar horas.
Caso bater a chave e ela vier a abrir por falha na operação de fechamento, abrirá arco voltaico de grande proporção, podendo gerar graves danos ao patrimônio da empresa e acidente de trabalho envolvendo o operador.
A ficha de ordem de serviço padronizada conforme NR10 pode ser obtida em: 23_07_01 Ordem de serviço SRG.
O manual com características da vara de manobra está disponível em: 23_07_01 Vara de manobra.
O manual com características do detector de tensão está disponível em: 23_07_02 Detector de tensão.
Os certificados de aprovação de capacetes de segurança e luvas de borracha estão disponíveis em: CA Capacete de segurança e CA Luva de borracha.
O procedimento operacional padrão para abertura de chave está disponível em: 23_08_POP03 Procedimento operacional padrão para abertura de chave.
© Direitos de autor. 2023: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 10/04/2023
Nenhum comentário:
Postar um comentário