quinta-feira, 23 de novembro de 2023

Aula 55 - Riscos ambientais existentes contexto industrial

Vamos analisar dois fatores de riscos gerados na fabricação e manutenção mecânica: os vazamentos de óleo e a água gerada nos processos industriais. 

VAZAMENTOS
As máquinas-ferramenta, como tornos, fresadoras ou mandriladoras, devem estar bem reguladas e receber manutenção periódica. 
Alguns tipos muito comuns de vazamento que podem ser encontrados em ambientes industriais são os vazamentos de óleo hidráulico, de lubrificação, de corte da máquina, nas juntas, nas conexões, nas tampas ou mesmo nas tubulações e mangueiras.
Vazamentos de óleo podem causar sérios danos à saúde, para a empresa e para a natureza. Além disso, óleo pode ser inflamável. Por isso, faíscas, chamas ou o próprio calor gerado nos processos pode causar incêndios. Ao identificar uma situação de vazamento, é preciso entrar imediatamente em contato com os técnicos de segurança da empresa.
Vazamentos do fluido de corte, por sua vez, costumam escorrer pelo chão da fábrica. Mas, neste caso, é possível coletá-lo. Há empresas que colocam ralos no chão da fábrica, de maneira que todo resíduo que escorrer seja descartado em um grande reservatório instalado sob o local. Isso garante que os fluidos contaminados gerados na fábrica não serão jogados no esgoto comum, promovendo a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente.

ÁGUA
Além dos vazamentos de óleo, a água utilizada nos processos de fabricação e manutenção mecânica também pode causar riscos ao meio ambiente.
Em uma indústria, além da água utilizada para consumo humano (para beber e para higiene), também existe a água empregada para resfriamento de equipamentos, das peças que estão sendo produzidas ou ainda para outros fins junto às máquinas.
Toda essa água utilizada na empresa nos processos industriais pode estar contaminada e deve ser coletada separadamente da água usada para fins de consumo humano. Seu descarte deve ser feito, preferencialmente, por meio de empresas especializadas.
É muito importante que o descarte dos resíduos seja feito de forma segura ao meio ambiente, uma vez que, mesmo com todos os cuidados, ainda podem acontecer acidentes. 
A contaminação do solo e dos lençóis freáticos pode causar doenças e mortes, além de gerar multas altas para a empresa por parte dos órgãos ambientais responsáveis pela fiscalização e a interdição da empresa acontece em casos mais extremos. 
Soluções de emergência devem ser planejadas de modo a conter a contaminação e evitar que ela se alastre.

© Direitos de autor. 2014: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 31/07/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário