terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Aula 06 - Manutenção Produtiva Total

O objetivo da Manutenção Produtiva Total - TPM  - é a melhoria da estrutura da empresa em termos materiais (máquinas, equipamentos, ferramentas, matéria-prima, produtos etc.) e em termos humanos (aprimoramento das capacitações pessoais envolvendo conhecimento, habilidades e atitudes).
Manutenção Produtiva Total (TPM), aparece constantemente nas reuniões de negócio, mas a compreensão da ideia escapa a maioria das pessoas. Em geral, a TPM tem alguns objetivos diferentes. Em resumo o termo é utilizado para tratar de: eliminar avarias, eliminar pequenas paradas de máquinas,  livrar de todos os defeitos, operar sem quaisquer acidentes no trabalho, etc...
Um olhar mais atento, TPM pode ser resumido como uma forma pró-ativa de se aproximar a manutenção da máquina que está na linha de montagem. TPM é utilizado para detectar os problemas antes que eles ocorram, e usar essa ideia para construir uma operação mais eficiente e simples.
Felizmente para aqueles que querem aprender como implementar TPM em seus próprios locais de trabalho, o sistema foi construído em torno de 8 "pilares". Esses pilares representam vários objetivos do sistema, além de focar a forma de alcançar esses objetivos.
Os 8 Pilares da Manutenção Produtiva Total
1 - Manutenção Autônoma - Manutenção Produtiva Total
Figura 01 - Manutenção Autônoma 
Este pilar está centrado em torno da ideia de que os operadores de máquinas são capazes de manter-se na manutenção de rotina e limpeza de suas estações de trabalho individuais e as máquinas dentro dela. Isto não só tem a vantagem de economia de tempo, mas também coloca maior responsabilidade sobre seus operadores a ter orgulho em seus equipamentos. Além disso, ele coloca expectativas claras sobre a manutenção das máquinas e que deve ser lidar com ele.
A Manutenção Autônoma é o pilar responsável pelo desenvolvimento dos operadores com o objetivo de torná-los aptos a estabelecerem e manterem as condições Básicas e Operacionais de seus equipamentos.
A principal atribuição dos operadores foi e sempre será operar. Ao contrário do que muitos pensam, desenvolver a Manutenção Autônoma não é simplesmente criar um check-list e atribuir aos operadores tarefas de manutenção dos seus equipamentos.
A inclusão dos operadores na Manutenção do Desempenho das Funções dos equipamentos deve ser um processo planejado e estruturado juntamente com o desenvolvimento das atividades de Manutenção Planejada, para que a empresa possa ter um retorno efetivo e usufruir dos seus benefícios.
2 - Treinamento - Manutenção Produtiva Total
Figura 02 - Treinamento
O pilar educacional da TPM nos lembra que todos precisam ser treinados sobre o que você quer fazer antes que se pode esperar para fazê-lo.
Por exemplo, se você fizer a mudança para a manutenção autônoma de um lado um, você vai precisar para se certificar de que seus funcionários são, então, devidamente treinados sobre como fazer esta manutenção.
O treinamento adicional deve ser usado para cobrir todos os aspectos da TPM que pretende melhorar sua força de trabalho. Também é importante notar que a formação deve se estender até as fileiras, como TPM é um esforço de equipe que exige cooperação e compreensão em todos os níveis.
3 - Projetos de Melhoria Contínua  - Manutenção Produtiva Total
Figura 03 - Melhoria Contínua
Uma das melhores maneiras de manter a dinâmica de movimento é trabalhar para a perfeição na TPM, projetos incrementais menores.
Este foco para pequenos projetos para seus trabalhadores, não só ajudar a alcançar seus objetivos de melhoria, mas eles também ajudam a construir a moral. Mostrando que um projeto pode trabalhar ou que você pode ver os resultados de eficiência em uma escala menor vai ajudar a mostrar às pessoas o potencial de TPM em um maior.
Estes projetos são muitas vezes uma oportunidade de reunir todas as classes e qualificações, como uma equipe diversa é muito mais probabilidade de chegar a uma abrangente, soluções eficazes em última instância. O problema específico que a equipe se concentra em também pode ser ditada por seus membros, que deve ter notado algo em necessidade de manutenção ou alteração durante o seu trabalho diário.
4 - Antecipação de Manutenção  - Manutenção Produtiva Total
Figura 04 - Manutenção de qualidade
Este tipo de manutenção é tudo sobre a capacidade de detectar problemas e defeitos logo no início. Ser capaz de integrar erro ou detecção de defeitos no processo de produção é fundamental para a captura de problemas no início, antes que tenham a chance de fazer qualquer dano real.
Às vezes, essas garantias são técnicas ou observações por parte dos trabalhadores. Em outros casos, eles podem ser proteções construídas no próprio equipamento, que não permitem produção de produtos defeituosos por meio de auto-regulagem ou desligar quando algo de anormal for detectado.
Outra parte da manutenção é detectar a causa raiz de todos os problemas descobertos. Por exemplo, se um operador não detectar um problema,e só parar para resolvê-lo quando a falha é grande, mas não é o mesmo que resolvê-lo.
Olhando para o que causou um defeito ou desaceleração na linha de produção é um passo importante. A TPM depende destes problemas serem descobertos e depois tratadas.
5 - Segurança e Saúde  - Manutenção Produtiva Total
Figura 05 - Segurança e Saúde
A Segurança na Manutenção Produtiva Total não é certamente a única no conceito TPM, mas é tão importante quanto qualquer outro pilar. Por um lado, a segurança é sempre a prioridade no trabalho; de nada adianta uma grande produção se no final do dia os seus trabalhadores não tiverem em boas condições de saúde são vidas humanas sob o seu comando, e seu bem-estar deve ser colocado acima de tudo.
Em um sentido mais específico, no entanto, a saúde e a segurança desempenham um papel definitivo na TPM. Acidentes, e a consequente perda de trabalho, o tempo gasto investigando, são obstáculos para operações eficientes.
Com o início do desenvolvimento da Manutenção Autônoma e da Manutenção Planejada, o nível de contato dos operadores e mantenedores com o equipamento aumenta. Essa elevação da freqüência de exposição a perigos, aumenta substancialmente o risco de ocorrência de acidentes.
A obtenção de zero acidentes com afastamento é uma condição fundamental para que a empresa possa concorrer ao Prêmio TPM. Isso mostra a importância dada à garantia da integridade da pessoa dentro do desenvolvimento do TPM.
6 - Manutenção Planejada - Manutenção Produtiva Total
Figura 06 - Manutenção
planejada
Enquanto manutenção autônoma é grande, você ainda precisa ter visitas da programação do verdadeiros profissionais.
Com base em dados como taxas de insucesso previstos, taxa de uso, tempo de vida médio, e muito mais, você deve ter profissionais para inspecionar o equipamento a cada ano a fim de evitar problemas maiores.
Todas as empresa que possuem equipamentos fazem algum tipo de manutenção, e muitas se mantém apenas na base da manutenção corretiva. Isso faz com que muitos pensem que falhas são eventos inevitáveis e os bons profissionais da manutenção são aqueles com habilidades para realizar reparos rapidamente.
O desenvolvimento da Manutenção Planejada busca quebrar esse paradigma, através da determinação das práticas de manutenção mais adequada a cada equipamento.
A manutenção Planejada busca o atingimento das diretrizes da manutenção, através da utilização das melhores práticas de manutenção, visando a manutenção do desempenho das funções desempenhadas pelo equipamento, dentro dos padrões esperado pela empresa, no processo onde está inserido.
7 - Gestão de Equipamentos Novo - Manutenção Produtiva Total
Figura 07 - Gestão de Equipamentos Novos
Num cenário cada vez mais globalizado e competitivo, além da melhor qualidade e do melhor custo, os clientes buscam nos produtos com novos valores agregados, tornando o mercado mais inovador. Isso faz com que o ciclo de vida dos produtos seja cada vez mais curto, havendo a necessidade de desenvolvimento constante de novos produtos para atender ás novas expectativas dos clientes.
Da mesma forma, gera a necessidade de adequação dos processos e dos equipamentos existentes na empresa, e até de investimento em novos equipamentos, para atender esse processo de constante inovação. Responder rapidamente às novas necessidades dos clientes tornou-se um diferencial competitivo para as empresas.
Um plano para a integração de novos equipamentos também é uma grande parte da TPM.
Haverá momentos em que você precisa atualizar ou substituir uma máquina, e são forçados ou escolher a optar por uma nova versão ou máquina completamente.
É nestes momentos que a sua gestão de equipamentos cedo vai fazer ou quebrar você.
Ter um sistema de formação e aprendizagem de novos equipamentos vai ajudar a obtê-lo a produzir em níveis ideais / esperados o mais rápido possível.
8 - TPM para a Administração - Manutenção Produtiva Total
Figura 08 - Desenvolvimento de gestão
TPM não é apenas para os trabalhadores do chão, e melhorias na eficiência também pode ser feita no setor administrativo do seu negócio. Eu coloquei esta coluna passada porque você provavelmente vai querer começar os princípios de TPM pregado para baixo onde eles fazem o impacto mais direto primeiro (no chão de trabalho), mas uma vez que você tenha feito isso ainda há terreno a ser adquirido, trazendo TPM até a escada de gestão!
Além dos benefícios à manufatura, o nível de qualidade dos serviços prestados pela empresa, como vendas e assistência pós vendas, são profundamente melhorados através do pilar Office TPM.
O desenvolvimento do Pilar Office TPM é feito da mesma forma como foram desenvolvidos os pilares no setor produtivo. O produto, entretanto, é a informação.O Pilar Office é implementado através das atividades de Cinco Pilares que são desenvolvidos nos processos administrativos.
© Direitos de autor. 2015: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 01/03/2015

Um comentário: