segunda-feira, 29 de maio de 2023

Aula 19 - Campanha Acidente Zero

“Cada pessoa, é uma pessoa insubstituível”, esta "pessoa” tem nome próprio. Não há ninguém disponível para se machucar, assim como não há ninguém que não se importe em sua morte. O fundamento desta campanha é a prevenção do acidente para manter a segurança e saúde, com a participação total, para que ninguém se machuque ou saia ferido.
A Campanha visa formar o ambiente de trabalho vivificado, onde é respeitada a filosofia do respeito humano onde “cada pessoa, é uma pessoa insubstituível”. É não permitir que aconteça nenhum acidente de trabalho, dando importância a cada pessoa que trabalha, pelo ponto de vista do próprio trabalhador. 
É a participação total para a resolução dos problemas e dos perigos que ameaçam a segurança e saúde no trabalho, visando o objetivo extremo de Acidente Zero e doença ocupacional zero, através da prevenção de segurança e saúde. 
A Campanha Acidente Zero está baseado nos três princípios, que são: “zero”, “prevenção” e “participação”.
1 - O princípio do Zero
O “zero” não é a satisfação somente por não haver nenhum acidente com morte ou nenhum funcionário em licença causado por acidente. É a intenção de anular os acidentes, desde a do trabalho às doenças de ocupação, inclusive os acidentes de trânsito, detectando, compreendendo e resolvendo os perigos (problemas) escondidos no local de trabalho ou no próprio trabalho, assim como no dia-a-dia de cada trabalhador.
2 - O princípio da prevenção
“Prevenção” tem o objetivo extremo de Acidente Zero e doença ocupacional zero, para concretizar um local de trabalho mais alegre e vivificado. É prevenir a causa dos acidentes, desde a do trabalho às doenças de ocupação, antes de agir, detectando, compreendendo e resolvendo os perigos (problemas) escondidos no local de trabalho ou no própio trabalho, assim como no dia-a-dia de cada trabalhador.
3 - O princípio da participação
“Participação” é a prática das atividades de detectar, compreender e resolver o perigo (problema) escondido no local de trabalho ou no próprio trabalho, com a cooperação unida de todos os funcionários, staffs, responsável pelo controle, e o gerente da empresa, cada um em seus determinados postos e posições. E deve ser praticado por auto-motivação ou espontaneamente.
Formas de praticar a Campanha Acidente Zero
Os métodos como o treinamento de prevenção de perigos e a indicação falada dos itens de atenção – que são a preocupação em prol da segurança – são as habilidades concretas para se desenvolver no local de trabalho, e tem a finalidade de pôr em prática a filosofia do respeito humano, da Campanha Acidente Zero. E, quando estas atividades são executadas de forma unificada, são consideradas atividades de prevenção de perigos.
A - Treinamento de prevenção de perigos KYT
Treinamento de prevenção de perigos (KYT) - (KYT (K: kiken (perigos), Y: yoti (prevenção), T: training (treinamento))
Para o treinamento, faça a demonstração utilizando um esboço desenhado das condições do local de trabalho ou as condições do próprio serviço, e se necessário for, faça a demonstração com o próprio objeto ou até mesmo no próprio local, de como ou onde está escondido a “causa do perigo” (as condições ou atitudes de insegurança, que tem a possibilidade de se tornar causa de desastres ou acidentes trabalhistas) e mostre os “efeitos” que possam desencadear (as formas de acidentes). Demonstre a forma como está sendo executado o trabalho, ou faça com que o próprio trabalhador demonstre como está trabalhando; forme pequenos grupos de funcionários (pode ser uma pessoa só para auto-questionamento) para pensarem juntos, debaterem, e entenderem quais os pontos de perigo e decidir o objeto de atividade, indicação falada em coro’, ou indicação falada apontando os pontos de conferência. Estes são os treinamentos para preocupar-se com a segurança.
O Treinamento de prevenção de perigos é executado de diversas formas baseado em Método 4 round básico KYT e reuniões breves:Treinamento STK de instrução de serviço, que é direcionados ao nível de responsável pelo serviço, KY Individual; KY Questionado; KY de um ponto, pela equipe; SKYT; KYT de uma pessoa; KYT com cartão de auto-questionamento; Método 4 round por uma pessoa; KYT de trânsito; KYT de reunião; KYT com exemplo de desastres/acidentes, etc.
*STK (S:sagyo(serviço), T:team (time), K:kiken yoti (prevenção de perigos))
*SKYT (Short Time (tempo curto) KYT)

Figura 01 - Indicação falada
O método 4 round básico KYT é a base de todos estes métodos, é desenvolvido através da análise de uma ilustração do ‘local’ de ou da ‘condição’ de trabalho, através do qual, os membros da equipe devem discutir com franqueza “que perigo está escondido” e passar gradativamente por 4 estágios visando a resolução dos problemas, que são:
1º. Round (Estar a par da situação) Que tipo de perigo está escondido?
2º. Round (Investigar a essência, natureza real) Este é o ponto de perigo.
3º. Round (Estabelecimento das contramedidas) O que você faria?
4º. Round (Estabelecer o objeto) Este é o ponto de perigo.
Figura 02 - Indicação falada
O KYT, faz com que se torne mais aguçada, a sensibilidade em relação aos riscos e captar como perigo, faz com que partilhem as informações em relação ao perigo e com isso, eleva a capacidade de resolução do problema através de discussão em reuniões. Além disso, efetuar indicação falada dos perigos em cada ponto importante do trabalho visa aumentar a concentração. É um método que fortalece o incentivo à prática, em um trabalho de equipe.
B - Indicação falada
Denomina-se indicação falada, o ato de esticar o braço e indicar os pontos importantes de conferência, e dizer em voz alta e claramente “○○○○,Yoshi!” (“○○○○, Conferido!”), para prosseguir o trabalho com segurança e sem erros.
Figura 03 - Indicação falada
A indicação falada é um meio usado para mudar o nível de conscientização, faz clarear e normalizar a conscientização, e aumenta a segurança e a exatidão do trabalho. É uma atividade a praticar com a participação de todos, para garantir a segurança reforçando a filosofia do respeito humano, que se solidifica pela primeira vez quando é desenvolvido a nível empresarial.
De acordo com o resultado da pesquisa realizada em 1994, pela Fundação Instituto de Análise Ferroviário, comparando-se o efeito de quando “não se faz nada” e de quando se faz a “indicação falada”, há visível redução na incidência de erros no trabalho, chegando até em um percentual de incidência abaixo de 1/6.
Disponível em : << https://www.jniosh.go.jp/icpro/jicosh-old/english/zero-sai/por/index.html>>

© Direitos de autor. 2014: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 31/07/2015

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