|
Figura 01 - Tacômetro |
Os tacômetros são instrumentos de medição de velocidade de rotação que são muito utilizados em diversos processos industriais. São importantes no campo das vibrações e de monitoramento de máquinas pois geralmente existe uma relação direta entre a velocidade de rotação e vibrações causadas por fenômenos como: desbalanceamento, excentricidade, desalinhamento, ressonâncias, etc. Coletores e medidores de vibração geralmente possuem uma entrada de sinal de tacômetro para facilitar diversos tipos de análise de dados.
Os tacômetros podem ser agrupados em duas categorias, os tacômetros de contato e os sem contato.
Tacômetros de contato necessitam de acoplamento mecânico direto ao eixo ou objeto girante. Normalmente são acompanhados de um conjunto de ponteiras para facilitar o seu uso, inclusive podendo ser empregado para medição de velocidade linear.
|
Figura 02 - Tacômetro com e sem contato |
Os tacômetros sem contato não requerem acoplamento mecânico. Ambos os tipos, podem utilizar diversos princípios de acionamento: óptico, magnético, capacitivos, eletromagnético, etc., porém, o processamento para fornecimento de uma saída em rotações por minuto (rpm) geralmente é eletrônico.
O arquivo para análise de rotação com tacômetro elaborado por Sinésio Gomes pode ser baixado em:
16_06_004 Manutenção - Análise de Rotação – Máquina Ligada.
Informações sobre Motores Elétricos podem ser obtidos no link:
Dados técnicos do Motor Elétrico Eberle .
Informações sobre uso do Tacômetro podem ser obtidos no link:
AT 03 - Tacômetro 1 - Instruções de Uso .
© Direitos de autor. 2016: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 10/04/2016
Nenhum comentário:
Postar um comentário