quarta-feira, 2 de julho de 2025

Aula 19 - Análise de continuidade com Multímetro – Máquina Desligada

 Existem alguns problemas que surgem ao realizar uma manutenção ou instalação elétrica que podemos solucionar facilmente, fazendo apenas o teste de continuidade utilizando um multímetro. 
O teste de continuidade nos permite verificar se existe ou não continuidade nas ligações dos condutores, podendo ser utilizado para realizar testes em circuitos elétricos e eletrônicos.
O teste de continuidade nada mais é do que um teste de resistência, caso a resistência seja extremamente alta, ou seja, circuito aberto, nada acontece, mas se a resistência for zero, consideramos como circuito contínuo, e nesta situação o multímetro emite um sinal sonoro.
O teste de continuidade pode ser utilizado para verificar se existe continuidade entre os condutores elétricos ao longo de todo o seu percurso, se os condutores elétricos se encontram corretamente conectados e pode ser usado para identificar cabos elétricos em circuitos, trilhas de circuito impresso, contatos de contatores e interruptores por exemplo.
Realizar o teste de continuidade é muito simples, mas antes de fazer o teste, é importante destacar que o teste de continuidade utiliza a bateria interna do multímetro como fonte de alimentação, portanto ao realizar o teste de continuidade é fundamental desenergizar o circuito ou desligar o componente que será testado, ou seja, jamais devemos realizar este teste em circuitos ou componentes energizados!
Após ter desenergizado o circuito ou desligado o componente, faça o encaixe das pontas de prova corretamente, fique atento a outros multímetros que possuem mais que dois bornes para conectar as pontas de prova.
Para fazer o teste de continuidade devemos ajustar a escala do multímetro para a escala de continuidade, que está representado com um símbolo parecido com o do wifi. Alguns multímetros possuem a escala de continuidade separada das demais, mas existem outros multímetros que junto a escala de continuidade possuem outras escalas juntas, como por exemplo resistência e teste para diodos, nestes casos é necessário fazer a escolha da escala usando um outro botão.
Assim que for feito o ajuste do multímetro para a escala de continuidade, observe no display do aparelho que quando as ponteiras não estiverem se tocando, a leitura indica infinito ou OL, que significa circuito aberto, nenhuma corrente é capaz de fluir por este circuito.
Quando as pontas de prova entram em contato uma na outra a leitura indica o valor zero, ou seja, significa que o circuito está fechado. Nesta situação o multímetro emite um sinal sonoro de alerta, toda vez que o sinal de alerta estiver sendo emitido significa que o circuito ou cabo possui continuidade, não está rompido.
Para fazer o teste de continuidade em um condutor elétrico ou resistor, devemos encostar uma ponta de prova em uma extremidade do resistor e a outra ponta de prova na outra extremidade. Se o circuito estiver fechado, a leitura será zero e deve-se ouvir o sinal sonoro do aparelho. O teste funcionará da mesma maneira para verificar a ligação de um circuito ou funcionamento de interruptor por exemplo.
Se ao realizar o teste de continuidade no resistor, chave ou condutor elétrico, e indicar no display circuito aberto, significa que o resistor está queimado, a chave está aberta e o condutor elétricos está rompido.

A ficha de análise de continuidade - Medidores Digitais – Máquina Desligada está disponível em: 25_12_18 FRT - Análise -Teste de continuidade em painéis com medidores digitais.

© Direitos de autor. 2016: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 11/03/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário